terça-feira, 20 de janeiro de 2015

História do nome de São Manuel. Quem foi São Manuel?





Fundada em 1870 por Manuel Gomes de Faria estas terras foram batizadas em 1885 de "São Manuel do Paraíso". Ao meu ver, um tanto quanto egoístico por parte de seu fundador principal, que batizou a cidade justamente com o nome de um santo, mártir da igreja católica que tem o seu mesmo nome e acrescentou o nome Paraíso, certamente pelo nome de um dos ribeirões que corta nossa cidade. Não sei quando o "Paraíso" caiu do nome da cidade (quem souber, peço que me informe), mas um nome tão significativo e pomposo merecia continuar adornando o nome da nossa amada cidade.Uma pergunta que sempre me fizeram e eu nunca soube responder:

Quem foi São Manuel (São Manoel, Mártir)?



Passados quase 1700 anos podemos tirar muitas conclusões desta história! E infelizmente esta terminou da pior forma. E nós, são-manuelenses em busca do bem, devemos jamais desistir de buscar a paz entre aqueles que tem esta como terra-mãe. Mas eu vejo que jamais devemos desistir, pois São Manuel é bela sim senhor e é o Paraíso em que vivemos, trabalhamos e criamos nossos filhos.Vamos voltar um "pouco" no tempo!O mundo vivia uma loucura depois que o imperador Constantino governou Roma. Ele não sabia se era cristão ou se cultuava deuses da mitologia grega, mas por fim ficou conhecido como o primeiro imperador que declarava que o Império Romano seria neutro em relação ao credo religioso, acabando oficialmente com toda perseguição religiosa, especialmente contra o Cristianismo.Mas aí Constantino morreu e em 361 da era Cristã e quem se tornou imperador foi o seu sobrinho Juliano - o apóstata - traidor da fé , pois renegou o seu próprio batismo, chegando a desprezar a Jesus chamando-o ironicamente de “O Galileu”. E aconteceu que por um período Juliano estabeleceu a antiga religião pagã em Roma. Todo o Império ficou disseminado de teorias pagãs e os cristãos voltaram a ser perseguidos.



É aí que entra em cena o Mártir Manoel, que era embaixador do império persa Sassânida e foi com seus irmãos Sabel e Ismael em missão para negociar a Paz com o imperador Juliano em Roma.Juliano - o apóstata - aceitou o acordo de paz e convidou os 3 irmãos - Manoel, Sabel e Ismael para comemorarem este acordo em uma festa dedicada à deusa Diana (também chamada de Deusa Ártemis) no templo pagão em Éfeso. Os irmãos que eram cristãos, por defenderem sua fé, negaram o convite ao culto à deusa pagã e como resposta à afronta dos irmãos persas, Juliano passou a considerar o cristianismo como a praga que iria dominar o mundo e mandou prender e torturar os 3 irmãos cristãos e somente os libertaria se eles cultuassem a deusa Diana. (Neste período, Juliano também mandou prender e torturar todos os mestres que ensinavam o cristianismo e proibiu a disseminação dos ensinamentos cristãos em seu império).Os 3 irmãos persas se mantiveram firmes em sua fé até o último instante, resistindo a todo tipo de tortura a que foram submetidos até que "o apóstata" mandou que os amarrassem e que pregassem pregos em seus ouvidos, matando-os no ano de 363 da era Cristã.Os persas do império Sassânida - revoltados com o que o imperador romano Juliano fez com seu embaixador (Manoel) e seus irmãos (Sabel e Ismael) - invadiram o império romano e mataram o imperador.
Ou seja, "nosso" epônimo, Manuel (ou Manoel) era um persa que manteve sua fé cristã até ser morto com um prego no ouvido por um pulha, só por ter pensamento diferente!Embora haja disputas políticas ferrenhas a busca pela unidade deveria ser uma constante.Infelizmente sempre existem pessoas que são disseminadoras e propagadoras do mal, não querem de modo algum ver o crescimento da nossa cidade por questões mesquinhas e políticas.

A Princesinha da Sorocabana precisa deter os pregos que fincam-lhe nos ouvidos diariamente por ondas de frequência modulada e pelas redes sociais. Pois esta disseminação da maldade não ajuda nossa cidade. Pelo contrário, atrapalha e muito.

Sejamos como os irmãos Manoel, Sabel e Ismael: busquemos a paz entre as pessoas da nossa terra com perseverança e com a mesma fé que eles tiveram.

E sempre reconhecendo o esforço daqueles que acordam cedo, trabalham incansavelmente e dormem tarde pensando sempre pelo bem de São Manuel.Sempre pelo Bem!!!

Que a Paz de Deus, que excede todo o entendimento, esteja com todos nós.


Flávio Ragazzi



                                                                                                                                             (Fonte: Wikipédia)

8 comentários:

  1. Muito do que você disse eu não sabia, Ragazzi! Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Muito do que você disse eu não sabia, Ragazzi. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João, obrigado por visitar! Acompanho suas "novas" todos os dias e acho muito bacana também.
      Grande abraço

      Excluir
  3. Cara, que legal! Excelente projeto!! Estarei por aqui acompanhando e incentivando! Abs!! Má "Hermano"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amigo. Que bom que gostou. Há muitas histórias para contar... e muitas estórias também! rs Grande abraço

      Excluir
  4. Meu historiador preferido! Te amo 💝

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te amo, minha companheira, auxiliadora. Sem você, não faria nada disto.
      Bjoooo

      Excluir
  5. Você é meu historiador preferido! Te amo 💝

    ResponderExcluir

O que achou?